Dimensionamento


pj_instal_dimensionamentoPor definição clássica, o dimensionamento é a determinação de dimensões e grandezas. Dessa forma, as atividades relacionadas às instalações de água fria devem estar de acordo com essa definição e suas regras, para que o fornecimento de água seja garantido de forma contínua, em quantidade suficiente, com pressões e velocidades adequadas ao sistema de tubulações e peças de utilização (chuveiro, torneiras, etc).

Além disso, as instalações hidráulicas devem preservar rigorosamente a qualidade da água do sistema de abastecimento, já que o consumo depende disso, e para que sejam evitados problemas de saúde decorrentes de sua eventual contaminação. Outro fator importante é o conforto dos usuários, alcançado com a redução dos níveis de ruído nas tubulações, e que também deverá estar contemplado no projeto.

Existe ainda o controle exercido por meio de padrões de procedimentos, regulamentados pela Norma Técnica de Projeto. No Brasil, a NBR 5626 – Instalação Predial de Água Fria, é a norma que fixa as exigências, a maneira e os critérios para projetar as instalações prediais de água fria, atendendo às condições técnicas mínimas de higiene, economia, segurança e conforto dos usuários.




Compartilhe:


Artigos Relacionados: