Meio Ambiente


pj_instal_residuosDiversas pesquisas internacionais demonstram que a questão ambiental está entre as maiores preocupações dos líderes do setor de Construção Civil, maior geradora de resíduos ao meio ambiente de toda a sociedade.

Para se ter uma base, o volume de entulho de construção e demolição gerado é até duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano, como na Finlândia, onde o volume de entulho é o dobro do lixo comum. Já em São Paulo, o volume de entulho gerado é de 2.500 caminhões por dia. Os dados internacionais oscilam entre 0,7 a 1 ton/habitante ao ano.

Nas cidades brasileiras, a maior parte desse resíduo é depositada de forma clandestina, em aterros ou terrenos baldios, que são diariamente invadidos por detritos, obstruindo córregos e drenagens, colaborando para as enchentes, favorecendo a proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças.

Esses fatores estão levando boa parte das prefeituras a gastar quantidades igualmente expressivas de recursos públicos, tanto para a correta destinação dos resíduos, como para aplacar os problemas de saúde pública que decorrem dessa prática.

É preciso atenção aos procedimentos durante a obra, para que os resíduos possam ser gerenciados de forma a serem reciclados ou terem sua utilização maximizada, diminuindo o impacto ambiental.




Compartilhe:


Artigos Relacionados: